Inst. Joazeiro de Desenvolvimento Sustentável
Rua Barão do Rio Branco, Nº 1071, Sl. 1021
60.025-061, Fortaleza - CE
(85) 9947.0555 / 9947.0557 joazeiro@institutojoazeiro.org.br

CARREGANDO
Quem Somos

O Instituto Joazeiro de Desenvolvimento Sustentável (IJ) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual, fundada em outubro de 2001 na cidade de Fortaleza, Ceará. A motivação dos fundadores para criar o IJ foi integrar a formação multidisciplinar dos membros em prol de ações concretas visando à sustentabilidade social, econômica e ambiental de projetos voltados para populações carentes.

A estratégia de atuação baseia-se na implantação de Centros de Referência que visam fortalecer os espaços comunitários através da implantação de hortas urbanas comunitárias, da capacitação para o preparo de alimentos com aproveitamento integral dos nutrientes, sensibilização e difusão do uso de energia solar e racionalização dos recursos hídricos. Dentro deste contexto, merece destaque o Centro de Alimentação Sustentável, certificado pelo Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – 2009 como uma tecnologia social efetiva: soluciona o problema a que se propõe resolver, tem resultados comprovados e é reaplicável, passando a fazer parte do banco de tecnologias sociais (informações: www.fundacaobancodobrasil.org.br).

Além do aspecto de capacitar e difundir conhecimentos, os Centros têm a finalidade de agregar os membros das comunidades para que juntos possam discutir e combater os problemas mais comuns existentes em suas localidades como a geração de emprego e renda, a falta de qualificação profissional e a desnutrição infantil.

O Instituto Joazeiro é associado da RENOVE - Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para as Energias Renováveis.
Reconhecimentos e Premiações do Instituto Joazeiro:

  • Título de Utilidade Pública Estadual pela Lei n° 13.872 de 16 de janeiro de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará em 07/02/2007;
  • Concurso FIES 2007: Prêmio Fundo Itaú Excelência Social;
  • Reconhecimento da Câmara Municipal de Fortaleza ao Prof. Dr. Paulo Cesar Marques de Carvalho pelos relevantes serviços prestados à sociedade, à frente do Instituto Joazeiro, em 10/11/2008;
  • Prêmio Fundação do Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009;
  • Convênio com a Universidade Federal do Ceará, publicado no Diário Oficial da União n°218 em 10/11/2008.